skull

skull

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Alice in Chains

Alice in Chains é uma banda norte-americana de rock formada no ano de 1987 em Seattle, Washington, pelo vocalista Layne Staley e o guitarrista Jerry Cantrell. Apesar de vastamente associada ao grunge, o som da banda incorpora elementos do heavy metal e hard rock, produzindo também um som mais acústico e pós-punk. A banda alcançou fama internacional como parte do movimento grunge no início dos anos 90, ao lado de bandas como Pearl Jam, Soundgarden e Nirvana. É uma das bandas mais bem sucedidas comercialmente da década de 90, tendo vendido aproximadamente 18 milhões de álbuns ao redor do mundo, além de ter dois álbuns na primeira posição da Billboard 200 (Jar of Flies e Alice in Chains), onze singles nas dez primeiras posições na parada Mainstream Rock Tracks e oito indicações ao Prêmio Grammy.
A banda nunca se separou oficialmente, mas ficou por muitos anos inativa devido aos problemas de Layne Staley com drogas, os quais culminaram em sua morte, em 2002. Os integrantes remanescentes reuniram-se novamente em 2005, e em 2009 terminaram a gravação de seu primeiro álbum de estúdio em quatorze anos, com William DuVall como o novo vocalista e também guitarrista. O álbum, intitulado Black Gives Way to Blue, foi lançado em setembro de 2009 pela Virgin/EMI. Em 28 de maio desse ano, a banda lançou o seu segundo álbum com DuVall, The Devil Put Dinosaurs Here.
O grupo recebeu mais exposição em 1992, quando uma de suas novas canções, "Would?", apareceu na trilha sonora de Vida de Solteiro, um filme do diretor Cameron Crowe baseado nas vidas dos solteiros de Seattle. A banda também apareceu no filme, tocando as canções "Would?" e "It Ain't Like That" durante uma das cenas que ocorre num clube. O lançamento prévio de "Would?" ajudou a criar antecipação pelo próximo LP do grupo.

Disturbed

Disturbed é uma banda de metal de Chicago, Illinois, formada em 1994 quando os músicos Dan Donegan, Steve "Fuzz" Kmak e Mike Wengren contrataram David Draiman como vocalista. Desde a formação da banda, eles venderam mais de 11 milhões de álbuns pelo mundo, tornando-os uma das maiores bandas de rock de maior bilheteria nos últimos anos. A banda lançou cinco álbuns de estúdio, quatro dos quais já estrearam consecutivamente no primeiro lugar na Billboard 200.
Antes do vocalista David Draiman se juntar ao Disturbed, eles foram conhecidos como Brawl, uma banda da qual sua formação consistia de vocalista Erich Awalt, de guitarrista Dan Donegan, de baterista Mike Wengren e de baixista Steve "Fuzz" Kmak. Antes de mudar seu nome para "Brawl" no entanto, Donegan mencionou no DVD da banda, Decade of Disturbed, que o nome foi inicialmente chamado de "Crawl" mas trocaram ele para "Brawl" devido ao nome já estar sendo utilizado por outra pessoa. Awalt deixou a banda logo após a gravação de uma fita demo e os outros três membros tiveram que colocar um anúncio para um vocalista. Eles colocaram um anúncio na publicação de música local, em Chicago, Illinois, chamado de "Illinois Entertainer". Draiman respondeu ao anúncio depois de ir a vinte outras audições desse mês. Como o guitarrista Dan Donegan comentou de Draiman, "Você sabe, de todos os cantores que tínhamos falado ou o testado, ele [Draiman] era o único cantor que estava pronto para ir com os originais. E isso me impressionou, só por tentar".

Com relação a Draiman ser o novo vocalista da banda, Donegan disse, "Depois de um minuto ou dois, ele só começou a bater aquelas melodias que eram enormes…Eu estava tocando minha guitarra e estava sorrindo de orelha a orelha, tentando não entregar que eu gostava desse cara, você sabe, porque eu não quero, você sabe …[dizer] 'Sim, nós vamos chamá-lo de volta. Nós vamos, você sabe, discutir o assunto'. Mas eu estava tão empolgado. Frio na minha espinha. Eu estou como, "Há algo aqui'". Como o baterista Mike Wengren comentou, "Clicamos direito para fora do bastão". Draiman então entrou para a banda em 1996 e a banda foi renomeada para Disturbed. Quando questionado em uma entrevista porque ele sugeriu o nome de Disturbed para a banda, Draiman disse, "Tinha sido um nome que eu tinha contemplado para uma banda a anos. Parece apenas para simbolizar tudo o que estávamos sentindo naquele momento. O nível de conformidade que as pessoas são forçadas a estava nos perturbando e nós estávamos apenas tentando forçar a barra e o nome apenas fazia sentido."